Secretário estadual de Defesa Civil sobrevoa Atafona para avaliar estragos pelo avanço do mar

Vice-presidente da comissão de Defesa Civil, deputado Bruno Dauaire também oficiou autoridades federais


25 de Março de 2019 | 08h00

Previous Next

O secretário estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, sobrevoou na manhã deste domingo (24) o litoral de Atafona, em São João da Barra, além de Guaxindiba e Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, para avaliar os danos causados pelo avanço do mar na região. A ação foi viabilizada por uma iniciativa do deputado estadual Bruno Dauaire (PRP), que é vice-presidente da Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

“Quero agradecer demais ao coronel Robadey por vir ver de perto a situação caótica na nossa região. Atafona sofre há 60 anos com o avanço do mar e nosso objetivo é somar forças, tanto do ponto de vista estadual como federal, para conseguir viabilizar uma obra definitiva para solucionar esse problema”, disse Bruno Dauaire, informando, ainda, que enviou ofícios ao senador Flávio Bolsonaro (PSL) e ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para que autoridades federais também conheçam de perto o problema.

Após o sobrevoo, o secretário classificou como “muito grave” a situação em Atafona. “O problema encontrado aqui é muito grave, de grandes proporções. Precisamos unir esforços e levar essa situação para a União, a qual vejo que seja a única capaz de dar uma solução definitiva para o problema de Atafona”, relatou Robadey.

Os primeiros relatos documentados do avanço do mar em Atafona são de 1959. Em seis décadas, pelo menos 15 ruas e diversas casas, comércios e outras construções foram destruídas. Entre 2013 e 2014 o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) chegou a garantir a viabilidade de um projeto, orçado entre R$ 130 e R$ 190 milhões, para a implantação de um “campo de espigões de rochas”, mas nada foi feito desde então.

“A solução do problema em Atafona é um sonho antigo dos moradores, que estão cansados de promessas. A visita do secretário é um exemplo de como temos que andar todos na mesma direção para buscar o melhor para a população. Também quero agradecer ao governador Wilson Witzel (PSC) por estar conosco nesta luta de todos os sanjoanenses”, declarou Bruno.

 

 

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.