Eclipse da lua poderá ser visto do Espaço da Ciência em São João da Barra

A partir das 22h do dia 20, as pessoas poderão observar a lua antes, durante e depois do fenômeno


19 de Janeiro de 2019 | 08h56

O único eclipse total da Lua de 2019 poderá ser observado do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, na madrugada do dia 20 para o 21 de janeiro. O fenômeno ocorre no momento em que a lua é encoberta pela sombra da terra e deixa de receber a luz do sol diretamente.

Apesar de o eclipse parcial iniciar 1h34 e o total às 2h41, do dia 21, as pessoas poderão observar a lua antes, durante e depois do fenômeno no Espaço da Ciência, a partir das 22h do dia 20. O eclipse total encerrará às 3h43 e o eclipse parcial às 4h51.

A lua durante a fase de totalidade do eclipse surgirá no céu em tons de vermelho e laranja. A mudança de cor é provocada pela refração dos raios do Sol na atmosfera da terra antes de alcançar a lua.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra firmou parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls para orientar as pessoas sobre o fenômeno e disponibilizar equipamentos para facilitar a observação. A Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, dará apoio ao evento.

“Será uma rara oportunidade de observar um dos mais belos fenômenos da natureza. O próximo eclipse total da lua que poderá ser observado a partir de São João da Barra somente ocorrerá no dia 16 de maio de 2022”, disse a secretária da pasta, Joice Pedra, acrescentando que no dia 20 a lua cheia nascerá às 20h28 e irá se pôr às 7h09, do dia seguinte.

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.