PSE de Campos entre os melhores do RJ, aponta coordenação estadual

O Programa foi efetivamente reativado no município, por iniciativa do prefeito Rafael Diniz, em julho do ano passado.


13 de Dezembro de 2018 | 09h29

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello, trouxe uma excelente notícia para o prefeito Rafael Diniz, na última quarta-feira (12). A unidade Campos foi considerada, pela coordenação do PSE estadual, uma dos mais atuantes no estado do Rio de Janeiro.  O Programa foi efetivamente reativado no município, por iniciativa do prefeito, em julho do ano passado. 

De acordo com a coordenação do PSE estadual, representado por Bárbara Salvaterra, o PSE-Campos desenvolve ações inovadoras, fundamentais e tecnicamente bem elaboradas.

— Este resultado que a Cátia trouxe reafirma quando dizemos que ninguém trabalha sozinho. Em julho de 2017, com todas as dificuldades financeiras que o município enfrentava e ainda enfrenta, a equipe do PSE mostrou que com responsabilidade e comprometimento é possível obter bons frutos. Estão todos de parabéns — destacou Rafael Diniz. 

Segundo a coordenadora do PSE-Campos, em um ano e meio de reativação do Programa, foram muitas vitórias para o município, uma vez que, o PSE superou as metas previstas na primeira pactuação e, ainda ampliou para o próximo ano, a cobertura das ações para 35% das unidades escolares. 

— As dificuldades que tivemos não nos entorpeceram. E, graças ao apoio do prefeito Rafael Diniz e empenho desta equipe GTIM-Campos, atingimos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. No período de julho de 2017 a presente data, o PSE trabalhou com 8010 pessoas, dentre estes, 7284 alunos e os demais distribuídos entre profissionais e responsáveis. Na pactuação, a estimativa era de trabalhar com 2800 alunos, e fomos mais longe. Estou muito feliz por fechar o ano com resposta tão positivas — ressaltou Cátia Mello. 

Uma das principais inovações para o próximo ano letivo é a criação do projeto Professor Articulador do Programa Saúde na Escola (PSE). O professor articulador será um braço do Programa na unidade, multiplicando nossas ações e servindo de referência para casos de saúde, atuando integrado às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos CRAs.

Encerramento das atividades - A equipe do PSE-Campos, das Secretarias de Saúde e Educação, fechou com chave de ouro, também nesta quarta-feira,  o ano produtivo de trabalho, com ação social no Centro Juvenil São Pedro, que atua junto à comunidade da Margem da Linha. A ação contou com a participação de crianças e adolescentes atendidos pela entidade e, ao final, a equipe do Programa ofereceu um lanche para os atendidos e funcionários da entidade.  

A coordenadora Cátia Mello ressaltou a emoção por concluir um ano de trabalho repleto de conquistas. “Encerrar as atividades do PSE com uma ação social, é abrir o olhar para a socialização, e isto sem sombra de dúvidas, traz o sentimento de dever plenamente cumprido”, finalizou. 

 

 

Fonte: Supcom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.