Inovação e economia: sistema de pré-matrícula online foi criado por servidores

Equipes da Educação e do Cidac trabalharam para otimizar o controle dos novos ingressantes, cujo cadastro vai até esta sexta-feira (14).


11 de Dezembro de 2018 | 16h13

A pré-matrícula online para ingresso na rede municipal de ensino termina na próxima sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram, pleiteando uma vaga na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Especial. O sistema virtual, inédito no município, foi criado através de uma parceria entre a diretoria de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a Superintendência do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) sem custos adicionais para o município com a contratação de empresa especializada. Para cadastrar, acesse AQUI.

O diretor de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Smece, Nelson Goulart, afirmou que o departamento está trabalhando há um mês no cadastro de pré-matrícula junto ao Cidac. Esse é o segundo sistema de gerenciamento de matrículas lançado pela atual gestão municipal: o primeiro foi em setembro de 2017, o Smece On-Line, de uso interno de diretores e secretarias e que foi usado em 2017/2018 para renovação, encaminhamento, transferência e pré-matrícula de alunos. Já o novo sistema de pré-matrícula para novos alunos da rede é feito para o uso direto de pais, responsáveis e próprios estudantes realizarem o cadastro. 

— Essa é uma inovação feita pelo governo Rafael Diniz. O primeiro sistema, o Smece On-line, é um pouco maior para gerenciamento on-line. O novo sistema que implementamos é o Educação Campos (educacao.campos.rj.gov.br), um Portal da Educação para cadastro dedicado exclusivamente à pré-matrícula — informa.

Com a criação de um sistema informatizado próprio de gestão escolar, a Smece economizou cerca de R$ 300 mil por mês em 2017. Nelson frisa que os sistemas utilizados pela Educação são feitos com tecnologia em parceria dentro da própria Prefeitura. 

— O melhor de tudo é que os sistemas são gratuitos. Nós não gastamos nenhum centavo com eles.  O antigo sistema de pré-matrícula era contratado e pago pelo poder público. A questão central não é inovação, mas gratuidade e transparência, tudo feito por servidor público. O Cidac está fazendo isto em parceria, o que não só mostra o potencial que nós temos dentro do serviço público, mas também que oferecemos solução pronta desde já — ressalta.

O superintendente do Cidac, Luiz Cláudio Vieira, ressaltou que o sistema neutralizou erros como CPF inválido ou vários cadastros para o mesmo nome, o que deixava incerto dados importantes utilizados pelo Censo Escolar.

— Além disso, o sistema é 100% voltado para celular. As pessoas podem fazer a pré-matrícula tanto via computador quanto por dispositivos móveis, como celular e tablet. Tem um QR Code de confirmação no final, que é muito interessante também. Basta ler o QR Code pelo celular que já é informado se a confirmação está efetuada ou não. Acredito que vai ser um sucesso este novo sistema e nós pretendemos expandi-lo um pouco mais nos próximos anos — conclui.

Regras para pré-matrícula — Começou em 26 de novembro a pré-matrícula da rede municipal de ensino, que vai até sexta-feira (14). Os candidatos deverão fornecer os seguintes dados: nome; data de nascimento; RG; CPF;  endereço; telefone; rede de ensino de origem (se foi particular, de outro município ou se inicial, por exemplo); informação a respeito de necessidade educativa especial, se houver; endereço do local de trabalho do candidato ou do responsável; se o candidato possui irmão matriculado na rede municipal e três opções de unidades escolares. Os resultados deverão ser consultados no site da prefeitura entre os dias 7 e 18 de janeiro, mesmo prazo para a efetivação, que ocorrerá diretamente nas unidades escolares. Na ocasião, os responsáveis deverão levar toda documentação exigida na portaria. Veja a portaria e as regras na publicação em Diário Oficial do dia 22 de outubro AQUI. E para fazer a pré-matrícula, acesse AQUI.

 

Fonte: SECOM


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.