Instituição Federal de Campos está no ranking mundial de melhores universidades

As três universidades do Rio melhoraram seus resultados em relação ao ano passado. No ranking CWUR de 2017, a UFRJ aparecia em 340° lugar; a Uerj, em 709°; e a UFF, em 962°


07 de Novembro de 2018 | 18h04

Na lista das mil melhores universidades apontadas pelo Center for World University Rankings (CWUR) neste ano estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 298° lugar; a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 659°; e a Universidade Federal Fluminense (UFF), em 889°. O ranking avalia 18 mil universidades em todo o mundo.

Vinte universidades brasileiras, todas elas públicas, aparecem no ranking CWUR. A Universidade de São Paulo (USP), que está na 77ª posição na listagem mundial, é a mais bem posicionada do Brasil. A UFRJ é a segunda melhor na lista nacional, a Uerj ocupa a oitava posição e a UFF, a 17ª.

As três universidades do Rio melhoraram seus resultados em relação ao ano passado. No ranking CWUR de 2017, a UFRJ aparecia em 340° lugar; a Uerj, em 709°; e a UFF, em 962°.

Critérios de avaliação

O ranking CWUR é feito desde 2012. Para avaliar as universidades, ele leva em conta sete aspectos:

1- Qualidade da Educação (15% da nota): medida pelo número de ex-alunos que ganharam prêmios internacionais e medalhas, proporcionalmente ao tamanho da universidade.

2- Empregabilidade de ex-alunos (15% da nota): medido pelo número de ex-alunos que ocuparam cargos de CEO nas maiores empresas do mundo, proporcionalmente ao tamanho da universidade.

3- Qualidade do corpo docente (15% da nota): medida pelo número de professores que ganharam prêmios internacionais e medalhas, proporcionalmente ao tamanho do corpo docente.

4- Número de pesquisas (15% da nota): medido pelo número total de trabalhos de pesquisa publicados.

5- Qualidade da pesquisa (15% da nota): medida pelo número de trabalhos de pesquisa que foram publicados em periódicos de primeira linha.

6- Influência (15% da nota): medida pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos altamente influentes.

7- Citações (10% da nota): medida pelo número de artigos de pesquisa que são altamente citados como referências de outros artigos.

Na lista mundial, a universidade de Harvard ocupa o primeiro lugar. Em segundo aparece a universidade de Stanford e, em terceiro, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – três instituições de ensino americanas. Confira o ranking com as mil melhores universidades do mundo, segundo o CWUR, neste link ou apenas a posição das universidades brasileiras neste outro link.

 

Fonte: Rio de Boas Notícias


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.