ZAP HOME - VERMELHO

Ex-prefeito denuncia milhares de casos de chikungunya em Campos

Secretaria de Saúde confirmou surto da doença


  • Cidades
  • 13 de Junho de 2018 | 08h55 | Por: comercial
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os casos de chikungunya no município de Campos tornaram-se alvos de denúncia de um médico e ex-prefeito da cidade nessa terça-feira (12/06), nas redes sociais.


Na publicação, Arnaldo Vianna afirmou que são mais de dois mil registros da doença este ano e definiu a situação como surto. “Há um surto epidêmico de chikungunya na cidade, 2018 foram notificados 2.705 casos. Não entendemos por qual motivo o caso está sendo abafado! Alguém viu o fumacê passando por aí?”, finalizou.


Quase 100 pessoas reagiram a publicação que teve ainda comentários. Uma mulher disse que o carro fumacê não passa faz tempo na cidade. Nesta quarta-feira (13/06), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, confirmou o surto e explicou que "Autoridades de saúde do município têm alertado à população quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Segundo atualização da Vigilância em Saúde, da secretaria de Saúde de Campos, neste ano, foram confirmados 37 casos de dengue e 161 de chikungunya até a manhã desta quarta (13). Não há casos de zika e febre amarela em 2018. Agentes de endemia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prosseguem com os mutirões de combate ao mosquito transmissor e o 6º mutirão do CCZ vai acontecer na próxima sexta-feira (15), nos bairros da Penha, Vila Manhães, Bela Vista, Estância da Penha e no Parque Vila do Prado. Na última terça (12), equipes da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Zoonose (CCZ) realizaram uma ação de conscientização com comerciantes do entorno do Mercado Municipal. A proposta foi orientar sobre prevenção ao mosquito aedes aegypti e roedores. No último mês, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), que foi 6,1."

 

Fonte: Redação

7 Comentários

Comentar

Campos Obrigatórios. *