Começa a Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar de Campos

Lei que colocou o evento no calendário da cidade é do vereador Cláudio Andrade


15 de Maio de 2018 | 10h26

Começa nesta terça-feira (15/05), a Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar de Campos. Essa é a primeira edição do evento depois da aprovação da Lei que instituiu a semana no calendário oficial da cidade.

O vereador Cláudio Andrade, autor da Lei, vai participar da primeira discussão sobre o tema, às 18h30, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (EMUGLE), na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, número 160, no Centro. "Muito feliz em legislar em prol daqueles que lutam, diariamente, contra a alergia alimentar", afirmou o vereador.

O grupo que organiza a Semana em Campos acredita que aumentando a conscientização, incentiva o respeito, promove a segurança e melhora a qualidade de vida das crianças e adultos que convivem com alergias alimentares, incluindo todos em perigo de anafilaxia, com risco de perder a vida.

Segundo dados do Unicef, o Brasil possui uma população de 201,5 milhões pessoas, dos quais 59,7 milhões têm menos de 18 anos de idade (Pnad 2013) e de acordo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imonulogia) entre 6 e 8% das crianças e 2% dos adultos convivem com alergias. Nos Estados Unidos o número chega a 15 milhões de pessoas e na Europa, 17 milhões.

Às 19h, começa a palestra “Importância de um programa público para pacientes com alergia alimentar”, com o médico alergista Ronald Young que também. Nesta quarta (16/05), às 19h, será ministrada a palestra “A influência dos primeiros 1000 dias na vida dos bebês e na alergia alimentar”, com a nutricionista materno infantil Ana Luiza Ferraz, na Emugle.

No dia 17, às 18h30, é a vez da palestra “Bloqueio de IgE – Pesquisas em desenvolvimento para uma nova abordagem para o tratamento da alergia, com a cientista Olga Machado, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no mesmo local da discussão anterior.

Já na sexta-feira (18/05), acontecerá uma roda de conversa sobre o tema convivendo e manejando a alergia alimentar. Estarão presentes o médico alergista Carlos Hamilton Oliveira Conceição, a médica gastropediatra Janaína Carvalho, a advogada Isabelle Cruz, e a coordenadora do projeto cuidando de quem cuida, a pastora da Segunda Igreja Batista de Campos Thays Torquato Barcelos. Às 8h, acontece a terceira caminhada de conscientização sobre alergia alimentar. É aberta a comunidade e a concentrção acontecerá na Rua Arísio Lessa, número 22, no Centro.

Sábado (19/05), será o último dia da semana e terá uma conversa sobre a alegria apesar da alergia com a ativista do movimento Põe no Rótulo, Fernanda Mainier Hack, a psicóloga Érika Campos, da página Psi Pelo Mundo – Alergia Alimentar, as professoras Raiani Sendra e Anna Tereza Azevedo, com a medicação da jornalista Flávia Ribeiro Nunes Pizelli. O encontro será às 14h, Temperô, na Rua Voluntários da Pátria, na Pelinca. São apenas 40 vagas e por ordem de chegada.

No domingo (20/05), acontece o pequenique inclusivo - Alérgicos e solidários, às 10h. Cada participante leva sua marmita e sua toalha para se reunir depois. Às 11h será o show do grupo Cirandarte.

 

Fonte: Redação / Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.